quarta-feira, 4 de novembro de 2009

DESTAQUE DA SEMANA

XI MOSTRA SESC CARIRI DE CULTURA



O sertão cearense vai se transformar em terra fértil para as artes. Entre 13 e 20 de novembro, 15 cidades do Vale do Cariri, no Sul do estado, servem de palco para diversas apresentações da 11ª Mostra SESC Cariri de Cultura. Depois, entre 21 e 26 de novembro, o evento continua, mas em Fortaleza.


A 11ª edição da Mostra, que acontece de 13 a 26 de novembro no Cariri e em Fortaleza, tem como grande diferencial possibilitar maior interação entre artistas e espectadores

O sertão cearense vai se transformar em terra fértil para as artes. Entre 13 e 20 de novembro, 15 cidades do Vale do Cariri, no Sul do estado, servem de palco para diversas apresentações da 11ª Mostra SESC Cariri de Cultura. Depois, entre 21 e 26 de novembro, o evento continua, mas em Fortaleza. Durante 14 dias, haverá muitos espetáculos de artes cênicas, visuais, literatura, música, audiovisual e até excursões gastronômicas, além de passeios, debates e oficinas. Ao todo, mais de 600 artistas de 11 países – entre eles Cuba e Finlândia - desembarcam na região, que deve receber cerca de 300 mil pessoas.

Todo esse público acompanha os espetáculos nos espaços localizados em quatro polos; nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Nova Olinda. Durante a mostra, o Circuito Patativa do Assaré vai levar apresentações itinerantes para outros 11 municípios. E, a partir do dia 21 de novembro, o Cariri chega em Fortaleza, onde ocorrem espetáculos para todos os públicos. No dia 26, data de encerramento da mostra, o escritor pernambucano Ariano Suassuna ministra aula-espetáculo no Cine SESC São Luiz. Em seguida, a Praça do Ferreira também vira espaço para a festa.

Enquanto a mostra estiver no Cariri, as apresentações vão se concentrar em locais como o SESC Crato; o Centro Cultural Araripe; a Praça da Sé; o Teatro Municipal de Crato; o SENAC Crato; o Crato Tênis Clube; o Memorial Padre Cícero, o Largo do Memorial, a Praça Padre Cícero; a Praça Central de Barbalha; o Teatro Neroly; a Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaiseau e o Teatro Violeta Arraes. Os artistas que participam da mostra, entretanto, também descem do palco, transformando o público em parte do espetáculo.

Esse, inclusive, é um dos maiores diferenciais da edição da mostra deste ano, que possibilita maior interação entre artistas e espectadores. Entre as atrações internacionais - por exemplo - há os argentinos Ariel e Christiane, com o espetáculo teatral Bineural-Monokultur, que usa como locações as casas dos próprios espectadores. Do Rio de Janeiro, vem o Grupo Pedras de Teatro, que vai colocar a arte na sala de jantar. Eles encenam o espetáculo Mangiare, em que o público é convidado a participar de um banquete com direito a nhoque e sobremesa enquanto os atores interpretam.

A arte vai ser saboreada em qualquer local, e também a qualquer hora. O clímax da Mostra acontece no OverDoze. No encerramento das apresentações na região do Cariri, no dia 20 de novembro, diversos artistas se revezam durante 12 horas simultâneas e ininterruptas com uma programação diversificada de múltiplas linguagens na cidade de Crato, em uma maratona cultural com um compacto do que foi apresentado nos dias anteriores.

A Mostra SESC Cariri também é um espaço de reflexão e pensamento. A gerente do programa Cultura do SESC-CE e coordenadora da Mostra Cariri, Dane de Jade, explica que além de apresentações em múltiplas linguagens artísticas, o evento conta com o Seminário: Arte & Pensamento – A Reinvenção do Nordeste, com conferencistas que abordam os mais variados assuntos relativos à cultura produzida no Nordeste. Essas ações, segundo ela, enriquecem ainda mais este que é o maior acontecimento artístico e cultural do estado do Ceará.

“O projeto cresceu em todas as direções e, nessa edição, a Mostra pensa nas conexões que a cultura estabelece em suas mais variadas manifestações com o mundo contemporâneo. Ela aproxima tribos, através de ações cotidianas, criando um canal de comunicação entre participantes, numa grande cena pública. Trata-se da mais pura celebração da cultura, da diversidade e do convívio. O Cariri vai se transformar em um lugar de irmanar os homens e festejar a criação humana”, ressalta Dane.

P.s.:Postagem retirada da página do SESC-CE.
Para maiores informações acesse:
http://mostracariri.wordpress.com/2009/10/07/programacao-xi-mostra-sesc-cariri-de-cultura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário